Condutores sob efeito de álcool, inabilitados, com a CNH vencida e com o direito de dirigir suspenso também foram surpreendidos pela fiscalização
Zélia Ferreira
(Brasília – 2/9/2020) – O Departamento do Trânsito do Distrito Federal flagrou, na noite desta segunda-feira (1º), 33 motocicletas com escapamento alterado, além de seis condutores que estavam sob efeito de álcool e 10 não habilitados. Os flagrantes foram resultado de mais duas edições da Operação Sossego realizadas no Guará e no Recanto das Emas e do Patrulhamento Oeste no Sossego, que aconteceu em Taguatinga e Ceilândia.
Ao todo, os agentes abordaram 122 motos e 21 carros, autuaram três condutores com a Carteira Nacional de Habilitação vencida antes de 19 de fevereiro, um com o direito de dirigir suspenso, 39 por infrações diversas e 20 veículos foram recolhidos ao depósito.
No Recanto das Emas, ainda houve o flagrante de duas motos com alteração de características e um condutor foi conduzido à delegacia por desobediência à autoridade de trânsito.
As ações de fiscalização aconteceram das 19h30 às 22h, na Avenida Contorno do Guará II, próximo à estação do Metrô; das 22h às 0h20, no Recanto das Emas; e das 19h às 22h30, em Ceilândia e Taguatinga. Para isso, as equipes empregaram 18 viaturas, cinco guinchos e cinco motos da Unidade de Motociclistas Operacionais de Trânsito (Umop).
Operação Sossego
A operação, lançada janeiro de 2020, visa combater a poluição sonora e garantir mais segurança ao trânsito. De acordo com o artigo 230, inciso XI, do Código de Trânsito Brasileiro, conduzir veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante é infração grave, penalizada com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH, além da retenção do veículo para regularização.
DETRAN-DF
SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)