24/04/23 às 18h10 - Atualizado em 24/04/23 às 18h10

Operações no fim de semana prolongado flagraram 44 condutores alcoolizados

Blitz realizadas nas cidades do Guará, Ceilândia, Asa Norte e Setor de Clubes visaram a abordagem a condutores embriagados

(Brasília – 24/4/2023) – Entre a noite de quinta-feira (20) e a madrugada de segunda-feira (24), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal autuou 44 condutores que estavam dirigindo sob influência de álcool. Dois deles foram conduzidos à delegacia, um por desacato e outro por estar com índice alcoólico considerado crime previsto no Código de Trânsito Brasileiro.

Além das autuações por alcoolemia, 16 condutores foram flagrados sem habilitação e outros 87 foram notificados por irregularidades diversas. As blitzes ainda resultaram na remoção de 33 veículos aos depósitos da autarquia.

As ações de fiscalização integram a Operação Trânsito Seguro e foi realizada no Setor de Clubes Sul, Ceilândia, Guará e Plano Piloto.

Balanço

De janeiro a março deste ano, 5.323 condutores foram autuados pelo Detran, PMDF e DER por dirigirem sob influência de álcool, ou outra substância psicoativa que determine dependência ou por se recusaram a realizar o teste do etilômetro, conforme previsto nos artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro.

As infrações são gravíssimas e resultam em multa de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e retenção do veículo até que um condutor habilitado seja apresentado para conduzi-lo. Em caso de reincidência no período de até 12 meses, a multa é aplicada em dobro.