Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/09/21 às 14h11 - Atualizado em 13/01/22 às 18h24

Passeio Ciclístico comemora Dia Mundial sem Carro

COMPARTILHAR

Atividade acontece no Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro, com concentração a partir das 18h, no Museu da República

Zélia Ferreira

 

(Brasília – 21/9/2021) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal realiza, nesta quarta-feira (22), às 19h30, o Passeio Ciclístico em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro. A concentração dos ciclistas acontecerá a partir das 18h, em frente ao Museu Nacional da República.

 

O Dia Mundial Sem Carro é uma data comemorada, internacionalmente, no dia 22 de setembro de todos os anos, com o intuito de chamar a atenção das autoridades e da sociedade civil de modo geral para a importância de rever a dependência em relação ao uso de veículos automotores – como carro e moto, por exemplo – em seus deslocamentos diários.

 

“Esta é uma data importante para estimular o uso da bicicleta e outros modais de propulsão humana em trajetos mais curtos, que trazem inúmeros benefícios aos próprios usuários e ao meio ambiente”, destaca o diretor-geral, Zélio Maia.

 

A segurança do ciclista tem sido uma preocupação constante do Detran-DF, que vem realizando campanhas educativas, inclusive na mídia, com o objetivo de reforçar aos condutores e ciclistas que ambos têm responsabilidade na preservação da vida de quem usa a bicicleta nas vias do DF. A campanha publicitária, em divulgação no rádio, na TV, em outdoors e mídias digitais, lembra a ciclistas e condutores as regras básicas para compartilhar as vias com segurança: o condutor deve reduzir a velocidade e guardar distância de 1,5m ao ultrapassar uma bicicleta, enquanto o ciclista precisa andar no sentido da via e sinalizar suas manobras com antecedência.

 

Outra ação importante é o Projeto Bike em Dia – realizados nas principais ciclovias e ciclofaixas do DF pelo menos duas vezes por semana, há mais de um ano – que conta com palestras curtas aos ciclistas orientando-os sobre os cuidados no trânsito e a importância da manutenção preventiva da bike, enquanto suas bicicletas passam por calibragem de pneus e lubrificação de correntes, por exemplo.

 

Como resultado positivo das ações educativas, o número de ciclistas mortos nas vias do DF vem reduzindo consideravelmente nos últimos anos. Nos oito primeiros meses deste ano, tivemos uma redução de 40% na quantidade de óbitos em comparação com o mesmo período de 2020: de janeiro a agosto de 2021, seis ciclistas perderam a vida em acidentes de trânsito, enquanto de janeiro a agosto de 2020 tinha sido registrado 10 óbitos e de janeiro a agosto de 2019, 11 vítimas fatais.

 

Mortes caem pela metade

Se compararmos os dados dos últimos 10 anos (2011 – 2020) com a década anterior (2001 – 2010), as mortes caíram pela metade, registrando uma redução de 52%. De 2001 a 2010, 511 ciclistas foram vitimados nas vias do DF e, de 2011 a 2020, a estatística contabilizou 244 mortes. Para Zélio Maia, ainda há muito o que fazer e a responsabilidade é de todos que compartilham as vias: “É um número ainda muito alto. Nossa meta é zerar esse tipo de ocorrência, mas para isso precisamos que toda a população se conscientize de que é necessário respeitar as normas de segurança em favor da vida, tanto por parte dos próprios ciclistas como dos condutores de outros veículos”.

 

O Passeio Ciclístico integra as ações da Semana Nacional de Trânsito 2021, que tem como tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas.”

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)