Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/07/20 às 13h48 - Atualizado em 28/12/20 às 17h40

Reabertura dos bares terá ação educativa e fiscalização da Lei Seca

COMPARTILHAR

 

Objetivo é prevenir acidentes causados pela condução de veículos sob influência de álcool

 

Zélia Ferreira

 

(Brasília – 14/7/2020) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal vai retomar as atividades educativas e de fiscalização nos bares e restaurantes da cidade, a partir desta quarta-feira (15), data em que os estabelecimentos comerciais estão autorizados a reabrir as portas, após longo período de atividades suspensas em razão da pandemia de Covid-19.

 

“Não podemos descuidar da segurança no trânsito. Estamos atentos e vamos agir em duas frentes: educação e fiscalização. Primeiro, nossas equipes visitarão os bares alertando para os riscos de dirigir após o consumo de bebida alcoólica, mas, se a sensibilização não funcionar, as equipes de fiscalização estarão nas proximidades para coibir tal infração”, explica o diretor-geral do Detran, Zélio Maia.

 

Na quarta-feira (15), o trabalho de sensibilização começa cedo. A partir das 10h, a Diretoria de Educação de Trânsito realizará atividade com montagem de tenda e distribuição de materiais informativos na via N1, entre a Torre de TV e o Espaço Funarte. À noite, a partir das 18h30, os educadores visitarão o Armazém do Juca, da 405 Sul, e outros bares da Asa Sul.

 

A partir das 18h30 de quinta-feira (16), o trabalho de conscientização será realizado no Serpentina Zero Grau e outros bares do Sudoeste, além do Serpentina do Setor de Indústrias Gráficas. Haverá entrega de material educativo com orientações sobre as consequências negativas da direção sob efeito de álcool.

 

No sábado (18), a partir das 17h, a ação educativa será no Líbanus, do Vitrinni Shopping, e outros bares de Águas Claras. Para o diretor de Educação de Trânsito, Marcelo Granja, nunca é demais relembrar hábitos seguros. “Consideramos que a educação é a melhor direção, por isso não nos cansamos de reforçar que não é seguro conduzir nenhum tipo de veículo após o consumo de bebida alcoólica e que ninguém deve pegar carona com condutor alcoolizado, a fim de proteger a própria vida”.

 

Fiscalização

Para quem insistir em desrespeitar a Lei Seca, a Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito vai reforçar as blitzes nas proximidades dos estabelecimentos onde há maior consumo de bebida alcoólica, de quarta-feira (15) até domingo (19). “Com 12 anos de vigência, a Lei Seca já nos permitiu retirar das ruas milhares de condutores alcoolizados, sendo que a maioria deles foi barrada pela fiscalização de trânsito antes de se envolver em acidente. Nossa missão é preservar vidas, fazendo cumprir a legislação de trânsito e coibindo infrações que colocam em risco não apenas o condutor e seus passageiros, mas também outros usuários das vias”, destaca o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Lúcio Lahm.

 

Pedestre

No domingo (19), a campanha educativa será voltada para a segurança do pedestre com ações no Viva W3, na 506/507 Sul, das 7h às 13h. O foco da orientação e entrega de material informativo será na circulação e na influência do álcool também para o pedestre. Haverá, ainda, entrega de máscaras descartáveis à comunidade que visitar a tenda do Detran, com reforço da mensagem “Use Máscara. Proteja a Vida”.

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)