21/09/15 às 10h55 - Atualizado em 1/11/18 às 11h42

Seja você a mudança no trânsito

Abertura da Semana Nacional de Trânsito

Com atividades educativas, apresentação da banda do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), do grupo de teatro da Polícia Militar (PMDF), de vídeos sobre segurança, educação e gentileza no trânsito, além de uma simulação de operação de salvamento do CBMDF, foi aberta a Semana Nacional de Trânsito, na sexta-feira (18), na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

O evento é uma realização do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) com a PMDF, o CBMDF, o Departamento de Estrada de Rodagem (DER), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Região Escoteira e o Ministério Público do Distrito Federal, com o apoio da Presidência da Câmara Legislativa. Com o sugestivo tema – Seja VOCÊ a mudança no Trânsito – os órgãos de trânsito buscam uma atitude do cidadão pela permanente preservação da vida.

Ações educativas

Até o dia 25 de setembro, a Câmara Legislativa abrigará exposições de viaturas, armamentos e palestras educativas ministradas por agentes de trânsito. Paralelamente, o Detran e o DER realizarão ações educativas em diversos pontos do DF, além de operações de fiscalização.

Na solenidade de lançamento da Semana Nacional de Trânsito, o diretor-geral do Detran-DF, Jayme Amorim, enfatizou a importância do envolvimento da sociedade para que todos compartilhem de um trânsito seguro. “Que nós possamos mudar a nossa atitude adotando um comportamento defensivo, redobrando a atenção no trânsito e aumentando os cuidados que são indispensáveis à segurança de todos”.

Também participaram do evento o diretor do DER, Henrique Luduvice, o Comandante-geral da PMDF, Coronel Florisvaldo Cesar, o Comandante-geral do CBMDF, Coronel Hamilton Esteves Junior, o inspetor da PRF, Vandervaldo Lima, e a presidente da Câmara Legislativa, deputada Celina Leão.

Atividades:

22/09/2015 (terça-feira):

– Dia Mundial Sem Carro (Word Car Free Day). Ações voltadas à conscientização dos usuários para o uso do transporte público, entre as quais a implantação por um dia da faixa exclusiva para ônibus da DF-011 (Epig).

23/09/2015 (quarta-feira):

– Celebração do aniversário de 11 anos da Transitolândia: será inaugurada uma ciclofaixa na mini-rodovia da Transitolândia, no Parque Rodoviário (DF-001).

24/09/2015 (quinta-feira):

– Ações de conscientização em blitzen educativas em rodovias distritais.

25/09/2015 (sexta-feira):

– Exposição de equipamentos e ação da Transitolândia na Praça do Relógio, em conjunto com a Administração de Taguatinga.

27/09/2015 (domingo):

Ação social: Projeto Avenida do Lazer no Guará II, entre a 4ª DP e o Edifício Consei.