6/11/18 às 8h58 - Atualizado em 6/11/18 às 8h58

Seminário internacional sobre o uso do álcool ao volante

(Brasília, 05/11/2018) – A Gerência de Ação Educativa de Trânsito do Detran/DF, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB) e o Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (CEFTRU), realizará o seminário “A medicina do tráfego e o combate ao álcool ao volante – avanços, conquistas e desafios”. O evento será na próxima terça-feira (6), a partir das 8h, no Auditório da Faculdade de Medicina da UnB – Campus Universitário Darcy Ribeiro.

O objetivo do seminário é fazer um balanço dos esforços realizados na Década Mundial de Ações de Segurança no Trânsito, especificamente em relação ao combate ao uso do  álcool por parte de condutores, uma das principais razões das 1,3 milhão de mortes que ocorrem no trânsito mundial.

O evento contará com a presença de profissionais e estudantes da área de saúde do Distrito Federal e do Dr. Ulf Bjornstig, professor Sênior do Departamento de Unidade de Ciência Cirúrgica e Perioperatória, na Universidade de Umeå, no norte da Suécia, fundada em 1965. A qualidade da pesquisa técnica e médica da instituição é referência internacional.

Dr Ulf foi convidado pelo Detran/DF para participar também de uma série de atividades, entre os dias 5 e 8 de novembro, em Brasília. A programação completa prevê o envolvimento de profissionais da Educação e da Fiscalização de Trânsito do Detran, da Faculdade de Medicina na UnB, da Rede Sarah Brasília, do Hospital de Base e da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet-DF).

Inscrições

O Evento é gratuito e aberto ao público. As inscrições estão abertas e poderão ser feitas pelo e-mail gerat@detran.df.gov.br ou na hora do credenciamento.

Perfil do Dr. Ulf Bjornstig

Médico cirurgião e pesquisador, ele é considerado uma das maiores autoridades suecas em assuntos relacionados à segurança no trânsito, com atuação na área há mais de 30 anos. Em função disso, o Professor Bjornstig recebeu notabilidade, principalmente no campo da traumatologia, controle de ferimentos, medicina de tráfego e medicina de desastres, sempre objetivando soluções e inovações técnicas.

No período de 1998 a 2000, ele atuou como diretor de Segurança no Trânsito da Administração Nacional Viária da Suécia, justamente no período em que começou o sonho da Visão Zero, um conceito de segurança viária originado na Suécia e que pode ser resumido na seguinte premissa: nenhuma vida perdida no trânsito é aceitável. Lançado em 1998, o Visão Zero passou a ganhar adeptos e, hoje, é copiado por diversos países, principalmente os mais adiantados.

Membro da Associação Internacional de Medicina de Tráfego e da Associação Internacional de treinamento em Medicina de Desastre, Dr. Ulf Bjornstig publicou 147 estudos científicos, alguns em parceria com outros profissionais da área de medicina, Além de 79 relatórios, capítulos de livros e similares.

Em 2000, ele esteve no Brasil e ministrou palestras em São Paulo e Curitiba, quando ainda era Diretor de Segurança no Trânsito do principal órgão do governo sueco, a Administração Nacional Viária da Suécia.