19/09/17 às 2h45 - Atualizado em 1/11/18 às 11h40

Sete dias de intensas atividades em favor da vida

Com uma grande blitz educativa no Eixo Monumental o Detran lançou, nesta segunda-feira (18), a Semana Nacional de Trânsito

Minha escolha faz a diferença no trânsito. Com este tema, a Semana Nacional de Trânsito e Mobilidade (SNT) foi lançada na tarde desta segunda-feira (18), pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), no Salão Nobre do Palácio do Buriti, com o Hino Nacional tocado pela Banda do Corpo de Bombeiros sob a regência do Capitão Uriel.

A Semana Nacional de Trânsito é realizada todos os anos, de 18 a 25 de setembro, com o propósito de ampliar os meios de conscientização dos usuários das vias, promover a segurança no trânsito, discutir os avanços e desafios da legislação de trânsito e o papel dos agentes sociais para um trânsito mais humano.

O evento contou com a participação de representantes de todos os órgãos envolvidos com a questão do trânsito. O diretor-geral do Detran, Silvain Fonseca, reforçou o seu apelo ao respeito às leis de trânsito e convidou a população a participar das atividades educativas que serão realizadas durante a semana.

Atividades educativas

Com uma extensa programação, as atividades educativas da Semana Nacional de Trânsito iniciaram com uma grande blitz no Eixo Monumental, em frente ao Palácio do Buriti. O tema escolhido para a operação foi o uso do celular, fator de distração e de risco ao volante.

Durante o dia, outras atividades foram desenvolvidas pela Diretoria de Educação de Trânsito (Direduc), como a ação no Colégio Mafra, em Vicente Pires, com o tema Segurança no Trânsito. Em Ceilândia, os estudantes do Centro Educacional Santa Maria Rosa Molas tiveram palestra sobre Educação para a Vida.

No Jardim Botânico, o Detran atendeu mil crianças com atividades educativas como a minicidade, jogos, pintura de rosto e orientações sobre educação para a vida. No Setor Comercial Sul, o tema da atividade foi Pessoas são mais importantes que carro, com destaque para estacionamento irregular.

Cronograma desta terça-feira (19)

Nesta terça-feira (19), o dia começa com um seminário sobre a responsabilidade social das organizações na realização de atividades preventivas de acidentes de trânsito. O evento será na Câmara dos Deputados, com o criador e consultor do Programa Volvo de segurança viária, João Pedro Correa. Também haverá demonstração do estado de alcoolemia com os óculos DrunkBuster.

Paralelo a isso, será realizado o curso de segurança viária para pedestre, no Sesc do Gama. No Jardim Botânico, serão realizadas ações educativas com jogos, minicidade, pintura de rosto e palestra sobre Educação para a vida. Na Hemoclínica, o tema será direção defensiva. Outras ações sobre segurança no trânsito também serão realizadas na Escola Classe Incra 07, em Brazlândia, no Colégio Cor Jesu, na Asa Sul, e no Centro Educacional Santa Maria Rosa Molas, em Ceilândia.

Cine Detran

Durante toda semana serão desenvolvidas atividades educativas, com destaque ao respeito ao pedestre e a mobilidade urbana, por meio dos projetos Cine Detran e Cine Pedal Brasil. Ainda serão realizadas blitzes educativas e atividades abordando direção defensiva, regras de circulação, respeito ao ciclista, celular no trânsito, álcool e direção, além da realização de cursos para pedestres e exposições.

As atividades ocorrerão em vias, escolas, parques ecológicos, Câmara Legislativa, Museu Nacional, SESC, faculdades e outras localidades. Os participantes receberão material educativo, a exemplo do código de trânsito, cartilhas com regras de circulação para ciclistas e pedestres, Jogo de memória, quebra-cabeças, tapa sol para painel de veículos, entre outros.

Confira a programção em anexo.