28/12/18 às 13h52 - Atualizado em 28/12/18 às 14h02

Trânsito estará fechado no último ensaio para posse presidencial no dia 30

Ascom SSP-DF

No dia 30 de dezembro haverá o último treinamento operacional para ajustes necessários dos órgãos e agentes envolvidos na posse do presidente eleito Jair Bolsonaro. O trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios já estará bloqueado desde o dia anterior (29) e permanecerá fechado até o final da cerimônia – após a dispersão do público, limpeza das vias e retirada dos alambrados e demais obstáculos.

Fique atento às mudanças:

Operação Posse

• Dias 29 de dezembro

A partir da zero hora do dia 29, as vias N1 e S1 serão fechadas para o trânsito de veículos, entre o corpo de bombeiros e o Buraco do Tatuí, que fica ao lado da Catedral.

• Dia 30 de dezembro

Além das vias N1 e S1, que estarão fechadas, as vias N2 e S2 também serão bloqueadas para o trânsito de veículo e pedestres. Somente pessoas credenciadas e envolvidas na organização da cerimônia de posse poderão circular pelo local.

O trânsito estará liberado nas vias L2 Sul e Norte e L4 Sul e Norte.

• Dia 31 de dezembro

A partir da zero hora do dia 31, o bloqueio da via S1 será a partir da alça leste da Rodoviária. Os motoristas que estiverem na via L2 Norte não poderão acessar a Esplanada (via N1). A via N2 será bloqueada da partir da via L4 Norte até a altura do prédio do Incra (em frente ao Teatro Nacional).

A ligação entre as vias L2 Sul e Norte não estará bloqueada, assim como as vias L4 Sul e Norte, que o trânsito também estará fluindo normalmente.

• Dia 1º de dezembro

A partir das oito horas, o bloqueio das vias N1 e S1 acontecerá a partir da Rodoviária do Plano Piloto. Ônibus de linha poderão fazer o retorno na alça leste da Rodoviária. Não será permitido o acesso ao local de nenhum outro ônibus ou veículos leves. O trânsito será desviado da via S1 para o Eixo Rodoviário Sul.

Os veículos que estiverem seguindo pelo Eixo rodoviário Sul, no sentido sul- norte – serão transferidos para o Buraco do Tatu.

No mesmo horário, às oito horas, parte da via L4, no sentido norte/sul, entre a Vila Planalto e a Procuradoria Geral da República (PGR), será bloqueada. No sentido sul/norte o trânsito seguirá sem bloqueios. O acesso à via L4 pela Ponte JK também ficará bloqueado. Desta forma, o trânsito de veículos será desviado para o Setor de Clubes Sul. O Buraco do Tatuí – ligação entre a L2 Sul e L2 Norte – também será fechado.

Eixão do Lazer

No dia primeiro de janeiro, o trânsito de veículos será permitido nos Eixos Norte e Sul. Portanto, não haverá o Eixão do Lazer, que acontece nos domingos e feriados, quando a via é fechada, entre sete horas e 19 horas, para caminhadas, corridas, pedaladas e entretenimento da população.

Áreas para estacionamento

Setores de Autarquia Sul e Norte.

Setores Bancário Sul e Norte.

Setores de diversão Sul e Norte.

Plataforma superior da Rodoviária de Brasília.

Shoppings Conjunto Nacional e Conic.

Estádio Nacional de Brasília e Ginásio Nilson Nelson.

Necessidades Especiais

Pessoas com Necessidades Especiais (PNE) poderão deixar os carros no estacionamento do Teatro Nacional. O acesso deverá ser feito na entrada para o Teatro, pela plataforma superior da rodoviária. A credencial emitida pelo órgão de trânsito deverá ser apresentada.