Governo do Distrito Federal
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2/12/20 às 9h08 - Atualizado em 2/12/20 às 15h43

Um terço das pessoas que agendaram biometria não compareceram ao Detran no dia marcado

Autarquia adotou medidas para ampliar vagas, mas faltas prejudicam atendimento da demanda

Zélia Ferreira

 

(Brasília – 2/12/2020) – Entre janeiro e novembro deste ano, mais de 45 mil pessoas agendaram o serviço de biometria, junto ao Departamento de Trânsito do Distrito Federal, e não compareceram no dia e horário agendados para a coleta dos dados biométricos. Dos 133.400 agendamentos feitos, apenas 88.367 pessoas compareceram para realizar o serviço e 45.033 faltaram, ou seja, 34% das vagas disponibilizadas acabaram ficaram ociosas pela falta do cidadão.

 

“A quantidade de pessoas que agendam o serviço de biometria e não comparece para coletar os dados biométricos é enorme, causando grandes prejuízos à população. Ao agendar um serviço e não comparecer há dois problemas: além de bloquear uma vaga no sistema, impedindo que outra pessoa seja atendida, o cidadão que falta ao serviço ainda vai demandar uma nova vaga posteriormente”, explica o diretor-geral do Detran, Zélio Maia.

 

Devido à grande demanda por este serviço e, levando em consideração o alto índice de não comparecimento, o Departamento estuda a possibilidade de adotar a obrigatoriedade de pagamento prévio do serviço, como já ocorre com o agendamento de vistoria. E, em caso de falta, o cidadão teria que pagar uma taxa de reagendamento.

A medida visa otimizar o atendimento, pois um a cada três usuários que fazem o agendamento para coleta biométrica não comparece, bloqueando o horário e impedindo que outra pessoa seja atendida naquele dia e horário.

 

Biometria

A coleta de dados biométricos é necessária para a identificação de candidatos e condutores em processo de habilitação, mudança ou adição de categoria e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exceto para renovação da CNH de condutores habilitados na categoria B.

 

Devido aos 72 dias de atividades suspensas e o retorno do atendimento com capacidade reduzida a 50% e, em algumas unidades, a 30% – devido à necessidade de cumprir medidas de contenção da pandemia de Covid-19 – foi gerada uma grande demanda reprimida.

 

A partir de 14 de setembro, o Detran retomou 100% da capacidade de coleta biométrica em todos os postos de atendimento, além de reduzir os intervalos entre os atendimentos, passando de 15 para 10 minutos, ampliando significativamente a oferta de vagas. No entanto, o alto índice de falta do cidadão ao serviço agendado compromete a oferta do serviço àqueles que mais precisam.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

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