26/12/18 às 19h13 - Atualizado em 27/12/18 às 15h58

Balanço Detran-DF da gestão 2015-2018

Nos últimos quatro anos, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) executou diversos projetos que impactaram diretamente no trânsito do DF. Com destaque para a redução histórica no número de mortes em acidentes de trânsito, em 2017. Sendo que o ano de 2018 já é o segundo com a maior queda.

Dentre as ações voltadas para a segurança no trânsito, destaque para a redução de velocidade de vias, implantação de binários em Águas Claras e Taguatinga, e a criação dos bolsões destinados a motocicletas. Ainda no âmbito da Engenharia de Trânsito, em 2017, os 3.160 semáforos instalados nas vias urbanas do Distrito Federal tiveram suas lâmpadas incandescentes substituídas por 7.160 LEDs. Isso resultou em uma economia de 92% dos custos com energia elétrica consumida pelos equipamentos semafóricos. A troca da tecnologia foi resultado de um termo de cooperação celebrado entre a Engenharia do Detran-DF e a CEB.

No âmbito da fiscalização, o Detran modernizou as ações utilizando novas ferramentas e instituindo operações específicas voltadas aos infratores contumazes. Para auxiliar as operações de redução de acidentes, em 2017, o Órgão adquiriu 88 novos etilômetros. Ano em que houve recorde de autuações relativas à Lei Seca. De acordo com um levantamento do Detran-DF, 24.938 condutores foram autuados por dirigirem após a ingestão de bebida alcoólica. Isso significa uma média de 68 motoristas alcoolizados multados por dia nas vias do DF. O número é 50% maior que o registrado em 2016, quando foram flagrados 16.571 condutores alcoolizados. De janeiro ao início de dezembro de 2018, foram flagrados 19.924 condutores alcoolizados do DF.

Em relação às atividades de educação de trânsito, de 2015 a novembro de 2018, o Detran-DF promoveu 3.090 ações educativas que atingiram um público de 2.604.537 pessoas. Além disso, foram disponibilizados diversos cursos a população, sendo atendidas 18.609 pessoas (aprovadas). Neste ano, por exemplo, 286 pessoas realizaram o curso gratuito de superação do medo de dirigir. Nesses quatro anos, também foram oferecidos cursos, palestras e oficinas de capacitação a 3.177 professores. O Detran também promoveu a capacitação dos servidores, com cursos como a atualização dos agentes de trânsito.

Além das ações diretamente voltadas a segurança viária, o Detran-DF também implantou diversos serviços que facilitaram a vida do brasiliense. Dentre eles, a fiscalização do licenciamento por final de placa, o protocolo de Autorização para Circulação de Veículo, a implantação de serviços pela Internet, como a alteração do cadastro de endereço, e a possibilidade de utilizar os documentos de porte obrigatório, CNH e CRLV, em versão digital. Ainda autorizou as clínicas credenciadas com acessibilidade a realizarem o atendimento de pessoas com deficiência.

O Detran-DF também aderiu ao Sistema de Notificação Eletrônica, o que permite ao usuário desconto de 40% nas multas de trânsito, além da possibilidade de pagamento parcelado de débitos do veículo e o novo serviço multicartão do Banco do Brasil. Ainda houve investimentos em tecnologia, como a implantação do sistema de identificação de placas de veículo com QR Code. E, para garantir a segurança do processo de habilitação e identificação do condutor, foi criado o cadastro biométrico.

Veja abaixo o relatório das principais ações e projetos desenvolvidos pelo Detran-DF nos quatro anos da gestão 2015/2018 que teve como diretores Jayme Amorim e Silvain Fonseca. Para abrir, clique na imagem.