Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/02/19 às 16h19 - Atualizado em 7/03/19 às 10h04

Condutor embriagado causa acidente em blitz do Detran

O etilômetro acusou índice de alcoolemia quase três vezes o valor considerado crime

 

Valquíria Cunha

(Brasília, 25/02/2019) – Na noite desse domingo (24), as equipes do Detran-DF, com o apoio da PMDF, realizaram uma operação tipo blitz na Avenida Alagados, em Santa Maria. Após 40 minutos do início, a fiscalização teve que ser interrompida devido a um grave acidente de trânsito ocorrido no local. O condutor de um veículo Fiat Siena na cor cinza colidiu na parte traseira de um Chevrolet Prisma branco.

 

O motorista causador do acidente foi submetido ao teste do etilômetro, que apontou 0,86 miligramas de álcool por litro de ar alveolar, quase três vezes maior do que o valor considerado crime pela legislação, que é de 0,33 mg/l. Ele foi preso em flagrante e encaminhado pela PM à 20ª Delegacia de Polícia, no Gama.

 

Ainda durante a blitz, as equipes flagraram um outro condutor dirigindo sob o efeito de álcool. Desta vez, o teste do etilômetro registrou 0,99 mg/l, três vezes o índice necessário para tipificar a infração como crime de trânsito. O motorista também foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia.

 

A operação resultou ainda, em mais duas autuações por embriaguez ao volante, duas por CNH vencida e duas por não ter habilitação para conduzir veículo automotor. Ao todo, foram realizadas dez remoções ao depósito.

 

Penalidade

 

Quem desobedece a Lei Seca comete infração gravíssima, que tem como penalidades a suspensão do direito de dirigir e multa de R$2.934,70, que pode ser aplicada em dobro caso haja reincidência no prazo de 12 meses. Se o teste do bafômetro acusar concentração igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar expelido dos pulmões, o condutor ainda responderá pelo crime previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro.

 

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)