Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/02/19 às 18h34 - Atualizado em 1/02/19 às 18h35

Operação conjunta do Detran e PMDF flagra veículo pirata com 175 infrações

Quatro veículos foram removidos durante a ação

 

(Brasília, 1º/02/19) – Em operação conjunta entre o Detran e a Polícia Militar do Distrito Federal, na última quarta-feira (30/01), as equipes de fiscalização atuaram com foco no combate ao transporte irregular na cidade de São Sebastião.

 

Entre 14h e 17h as equipes flagraram um condutor inabilitado e outro sem o licenciamento anual. Duas vans e dois veículos de passeio foram removidos aos depósitos do Detran.

 

O destaque da operação foi a abordagem feita ao condutor de uma van que realizava o transporte irregular de passageiros. Após consulta no sistema, os agentes constataram que o veículo acumula, ao longo dos dois últimos anos, 175 autuações. As infrações vão de excesso de velocidade e excesso de passageiros à falta do uso do cinto de segurança.

 

Após consulta no sistema da Polícia Militar, também ficou constatado que o condutor possui 13 Termos Circunstanciados registrados pela prática de transporte irregular de passageiros.

 

O Detran alerta para os riscos de acidentes de trânsito àqueles que utilizam esse tipo de transporte, pois seus condutores desrespeitam as normas de trânsito e são infratores contumazes, na maioria das vezes.

 

O que diz a lei

 

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, transitar com o veículo efetuando transporte remunerado de pessoas ou bens, quando não for licenciado para esse fim é uma infração de natureza média, com multa no valor de R$ 130,16, 4 pontos na CNH e medida administrativa de retenção do veículo.

 

Efetivo

 

A ação contou com um efetivo de seis viaturas e dois guinchos do Detran e duas viaturas da Polícia Militar.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)