Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/02/19 às 15h22 - Atualizado em 14/02/19 às 15h22

Detran-DF registrará ocorrência de acidente de trânsito sem vítima

Termo de cooperação entre o Detran-DF e a PCDF permite o registro eletrônico no local do acidente

 

Jaqueline Costa

(Brasília, 14/02/2019) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) deu início ao registro eletrônico de acidente de trânsito sem vítima e sem dano ao patrimônio público. Desde terça-feira (12/02), o agente de trânsito que atender esse tipo de ocorrência pode, no local do fato, efetuar o registro eletrônico, por meio do sistema PCDFNET da Polícia Civil do DF.

 

Desde junho do ano passado, um termo de cooperação entre o Detran-DF e a  PCDF,  autoriza os agentes de trânsito a efetuarem o registro de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) em casos de crimes de trânsito de menor potencial ofensivo. A partir dessa semana, a PCDF passou a permitir também que o Detran registre a ocorrência de acidentes sem vítima ou sem dano ao patrimônio público.

 

Em média, o Detran atende 40 ocorrências de acidentes de trânsito sem vítimas por mês. O registro dos acidentes pelos agentes de trânsito permitirá aos envolvidos receberem, no local do fato, o número da ocorrência, não sendo necessário o deslocamento até uma delegacia de polícia. Além disso, os dados estatísticos permitirão ao Departamento a definição de ações de segurança viária que possibilitem a redução de acidentes de trânsito.

 

O Detran-DF já capacitou 158 agentes para efetuarem o registro de acidentes e de TCO relativo a crime de trânsito de menor potencial ofensivo, ou seja, cuja pena máxima não é superior a dois anos. A expectativa é que até o fim do ano todos os servidores que atuam na fiscalização sejam capacitados.

 

Crimes de trânsito

 

Em junho de 2018, os agentes de trânsito começaram a lavrar TCO nos casos de crimes de trânsito de menor potencial ofensivo, previstos nos artigos 305, 307, 309, 310 e 311 do Código de Trânsito Brasileiro. Até o momento, já foram registrados 125 termos circunstanciados, a maioria refere-se ao crime de violação da penalidade de suspensão do direito de dirigir.

Departamento de Trânsito do Distrito Federal - Governo de Brasília

DETRAN

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou (61) 3120-9800 (para quem está fora do DF)