Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/02/19 às 16h01 - Atualizado em 14/02/19 às 16h01

Detran fiscaliza motocicletas com escapamento aberto

As equipes realizaram patrulhamentos e abordagens em Águas Claras

 

Valquíria Cunha

(Brasília, 14/02/2019) – Para atender uma demanda dos moradores de Águas Claras, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou, nas noites de terça (12) e quarta-feira (13), patrulhamentos e abordagens específicas a motociclistas que transitavam pela cidade. O objetivo foi fiscalizar motos com escapamentos defeituosos ou com barulho excessivamente alto.

 

Durante as ações, 14 condutores foram flagrados pilotando motocicletas com o escapamento em situação irregular, seis eram inabilitados, um estava dirigindo com a CNH suspensa e oito foram autuados por motivos diversos. No total, 12 veículos foram removidos para o depósito de Taguatinga.

 

A coordenação de policiamento da região oeste, da qual Águas Claras faz parte, afirma que estas ações serão cada vez mais freqüentes, pois a Ouvidoria do Detran tem registrado reclamações sobre o barulho excessivo dos escapamentos de motos que circulam pelas cidades. O maior desafio é sempre evitar que os motociclistas irregulares desviem seus trajetos das blitz, por isso, as equipes estão realizando abordagens por meio de patrulhamentos direcionados e itinerantes.

 

O que diz a legislação

 

De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante é infração grave, prevê multa de R$ 195,23, retenção do veículo para regularização e cinco pontos na CNH.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)