Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/02/19 às 18h30 - Atualizado em 15/02/19 às 18h30

Drones do Detran-DF flagram veículos em locais proibidos

Foram autuados 13 condutores que circulavam sobre marcas de canalização

 

(Brasília, 15/02/2019) – Em operação de fiscalização realizada no Setor Policial Sul, na tarde dessa quinta-feira (14), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) autuou 13 condutores por transitar sobre marcas de canalização. A operação durou cerca de uma hora e foi realizada com o apoio da equipe de Operações Aéreas, que operaram os drones e identificaram os veículos para que os condutores fossem abordados pelos agentes das viaturas em solo. O local da operação foi escolhido por ser um ponto de grande fluxo de pedestres e ciclistas atravessando a via.

 

O Diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran, Roberto da Cruz, afirma que esse tipo de operação ocorrerá em outros pontos mapeados pelo Departamento, em todo Distrito Federal, com o objetivo de coibir infrações, principalmente, o trânsito de veículos em locais proibidos como acostamentos, gramados e canteiros centrais: “A utilização de drones na fiscalização amplia a visibilidade dos agentes, principalmente em locais onde o risco de acidentes é constante, ou onde condutores cometem infrações por acharem que não estão sendo observados”, destaca o diretor.

 

O que diz a Lei

 

Segundo a Legislação de Trânsito, transitar com o veículo em calçadas, passeios, passarelas, ciclovias, ciclofaixas, ilhas, refúgios, ajardinamentos, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento, acostamentos, marcas de canalização, gramados e jardins públicos constitui infração de natureza gravíssima, com 7 pontos na CNH e valor da multa de R$ 880,41.

Departamento de Trânsito do Distrito Federal - Governo de Brasília

DETRAN

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou (61) 3120-9800 (para quem está fora do DF)