Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/10/18 às 18h46 - Atualizado em 31/10/18 às 15h13

Efetivo do Detran pronto para atuar durante as eleições

Além de garantir a fluidez e a segurança no trânsito, agentes do Detran vão atuar para coibir a alcoolemia

(Brasília – 26/10/2018) – Com o propósito de garantir o direito de cidadania ao eleitor, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) está disponibilizando um efetivo de 120 agentes e 40 viaturas para atuar no controle do trânsito durante a votação no próximo domingo (28), principalmente nas proximidades das seções eleitorais.

A fiscalização contará também com oito motocicletas, quatro guinchos, três empilhadeiras e a aeronave que fará o patrulhamento aéreo em apoio às equipes de solo, sobrevoando todas as regiões administrativas a fim de verificar eventuais pontos de retenção ou irregularidades no trânsito.

O objetivo principal da atuação do Detran é garantir a fluidez e a segurança no trânsito para que nenhum cidadão seja impedido de votar. Em função disso, equipes da área de sinalização, de Controle Operacional de Trânsito, da Unidade de Inteligência, quatro supervisores, um coordenador e o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito estarão dando apoio às ações do Departamento durante todo o processo.

No domingo, a partir das 7h, serão instalados os pontos de controle de trânsito e iniciarão as operações de patrulhamento para coibir e reprimir quaisquer infrações de trânsito, especialmente o transporte irregular de passageiros, estacionamento irregular de veículos e o trânsito em locais proibidos.

Todas as equipes estarão preparadas para impedir que condutores sob efeito de álcool conduzam veículos nas vias da cidade. A fiscalização  atuará em todas as regiões administrativas, inclusive após o encerramento de votação, quando os eleitores costumam acompanhar a apuração dos votos fazendo o uso de bebidas alcoólicas. Vale destacar que a Lei Eleitoral não impede a prisão por embriaguez ao volante, já que esta é feita em situação de flagrante delito.

Departamento de Trânsito - Governo do Distrito Federal

DETRAN-DF

SAM Lote A Bloco B - Edifício Sede do Detran/DF CEP 70.620-000 Central de Atendimento ao Cidadão: 154 (para quem está no DF) ou 0800 644 0154 (para quem está fora do DF)